IACS - 80 anos


Desde quando começou-se a comemorar a data natalícia da Escola, muitos e muitos ex-alunos têm aproveitado a ocasião para rever o “lar” que um dia os acolheu. A primeira grande comemoração deu-se em 1978, por ocasião do jubileu de ouro do IACS. 50 anos! Até então, pouco ou quase nada se sabia sobre a história do Colégio. Nesse ano, estiveram conosco o Pr. Ernesto Roth, que havia sido o primeiro construtor e o primeiro professor do Colégio Cruzeiro do Sul, cujas aulas se iniciaram em 11 de março de 1929, e o prof. Neander Harder, filho mais novo de Abraham e Mary Harder, fundadores do IACS. Eles contaram-nos muitas e muitas coisas sobre a Escola que eles também muito amavam.

A partir daí, começamos a pesquisar o passado do IACS. Destaque especial para André Marcos Pasini, ex-aluno e depois tesoureiro e diretor pedagógico, que por ocasião dos 60 anos da Escola (1988), lançou um precioso livro-documento: “Memorial do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul”.

Nestes 20 anos de comemorações, a cada aniversário, tínhamos conosco algum representante da família Harder: os três filhos do pioneiro (Leon, Palmer e Neander); por vezes apenas dois. Leon faleceu em 1999, Palmer em 2004. O prof. Neander esteve conosco até a comemoração dos 78 anos, em 2006. Ele faleceu poucos dias antes das comemorações dos 79 anos, em 2007.

Aparecida Macedo




Clique aqui para nos conhecer melhor